A Lufthansa recebeu uma extensão para finalizar sua aquisição da transportadora italiana ITA Airways. O prazo de negociação anterior de 24 de abril foi prorrogado até 12 de maio, à medida que o acordo se aproxima da conclusão.

Negociações Lufthansa-ITA estendidas
Conforme relatado pela Reuters, uma fonte não identificada próxima ao acordo confirmou que a transportadora alemã e o Tesouro da Itália concordaram em estender as negociações até 12 de maio. As conversas prosseguiram de “maneira construtiva”, mas há claramente mais espaço para ajustes finos.

O negócio é complicado, pois envolve a Lufthansa assumindo uma participação inicial de 40% antes de concordar em assumir participações adicionais na transportadora italiana, sejam os 60% restantes ou outro valor acordado. O preço também pode ainda estar na mesa, com o ITA buscando uma taxa na região de € 200 milhões (US$ 220 milhões) pela participação minoritária inicial.

A companhia aérea tem menos influência a esse respeito depois de relatar perdas anuais de € 486 milhões (US$ 536 milhões) em 2022. O CEO do Grupo Lufthansa, Carsten Spohr, confirmou no mês passado que “o próximo grande acordo que precisamos encontrar é sobre o preço que reflete as perdas da ITA”. portanto, esse pode ser um dos últimos obstáculos a serem superados.

Em entrevista à Milano Finanza, o primeiro-ministro italiano, Giorgia Meloni, confirmou que, embora tenha havido progresso nas negociações, a Lufthansa deve garantir que os interesses econômicos italianos permaneçam no centro de seus planos para o deficitário ITA.

Principais elementos acordados
A notícia chega menos de uma semana depois que o presidente do ITA, Antonino Turicchi, disse a repórteres que os principais elementos da aquisição já estavam finalizados e um anúncio era esperado em breve.

Turicchi disse,

“A estrutura do acordo está definida e o fato de que alguns detalhes podem mudar faz parte do processo de negociação.”

Na época, um porta-voz da Lufthansa acrescentou que as negociações estavam “bem encaminhadas”, mas não comentou quais questões permaneciam na agenda. O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, também afirmou que as negociações estavam “muito avançadas”, mas as autoridades próximas ao acordo pouco mais revelaram.

Ainda sujeito aos reguladores da concorrência
Mesmo que a Lufthansa e a ITA cheguem a um acordo sobre uma venda nas próximas semanas, sua concretização ficará à mercê dos reguladores da concorrência nacionais e europeus.

O CEO da Lufthansa, Spohr, está convencido de que a aquisição será boa para a concorrência na Itália, observando que o mercado italiano é dominado por companhias aéreas estrangeiras de baixo custo, como a Ryanair, que tem uma participação de mercado de 40%.

Conforme relatado pela Aviation Week, Spohr disse,

“Esperamos também que a Comissão Europeia entenda que o fato de a ITA fazer parte do Grupo Lufthansa aumentará a concorrência na Itália e não a diminuirá.”

Você acha que a Lufthansa e a ITA Airways chegarão a um acordo final nas próximas semanas? Você acha que a Lufthansa é o parceiro certo para o ITA? Deixe-nos saber suas percepções nos comentários.

Fonte: Simple Flying

 

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